Adoro isto...

Como se faz ou melhor como se monta um bolo de camadas? Acredita que é bem simples.

Coloca tudo o que precisas do teu lado, sejam os cremes, a calda, o nivelador, base giratória, sacos de pasteleiro, as espátulas. Organiza bem a tua bancada de trabalho. Segue sempre uma ordem, a tua ordem, seja ela qual for. Eu gosto de começar por fazer os cremes enquanto as camadas absorvem a calda. Começa devagar e leva o teu tempo, nem que seja preciso por a filha ou filho a adormecer primeiro. Dedica-te ao que estás a fazer, dedica-te a sério! Imagina como ficará o bolo no interior assim que a primeira fatia é cortada. Nunca desistas à primeira tentativa. Sê persistente e pratica, pratica muito e quando te fartares pratica mais um pouco. Estuda muito, procura informação e inspiração em todo o lado e cria no fim o teu método. Eu tenho o meu e isso não se ensina, adquire-se com tempo, com paixão e muita ambição. 

Fazer um bolo de camadas é simples, mas precisa de muita dedicação e amor. Não o faças só por fazer, faz porque gostas e depressa verás que é isso que vais querer fazer para o resto da vida. 

Afasta-te no fim e admira a tua obra de arte e mesmo que esteja um pouco torta ou a framboesa no sitio errado se consegues sentir um sorriso a aparecer é porque estás feliz. Achas que eu estou feliz?

Macramé Cake Topper: Woolland


Workshops '16

No início deste ano ganhei coragem e contactei um dos espaços que mais cobiçava visitar em Lisboa. Fui recebida por todos os membros d'O Apartamento da melhor forma. E não digo isto por levar um bolo comigo, para a Ana que fazia anos nesse dia. Comigo ia a Joana da Woolland e em conjunto preparamos a decoração de um dos bolos mais bonitos e originais que já fiz. Que acaba por ser muito semelhante ao que vai aparecer no fim deste vídeo. "Macramé Cake" é o nome que dêmos a esta tendência. Acredito que de certo modo eu e a Joana acabamos por explorar este tipo de decoração. Prova disso é que de vez em quando vejo bolos inspirados nos meus, espalhados por algumas contas do instagram. 

Em Março arrancamos com uma série de 4 workshops. No início seria apenas um, mas as mensagens não paravam de chegar à caixa de correio do Vasco e até à minha, que decidimos avançar com outros 3. Esgotaram num estalar de dedos! Uau!! Foi surreal!!! Cheguei a ficar sem voz enquanto ouvia do outro lado do telefone: "...o primeiro esgotou em tempo record, que achas de abrirmos mais fim-de-semanas?". 

Dividimos os 4 por 2 fins-de-semana. Sempre cheios. 10 alunos, 10 caras entusiasmadas e uma muito assustada (a minha!!!). Começo sempre rouca e com a voz a falhar, mas depressa descontraio e falo à minha maneira, com uns "bués, tipo e coiso" à mistura. Alguns dão motivo a risos e gargalhadas, mas eu não me importo nada. Sou mesmo assim, simples e sincera. 

Acabei o ultimo workshop cheia de orgulho por terem corrido sempre bem e ao mesmo tempo com a sensação que queria mais.

Para já a agenda até ao final do ano não me permite realizar mais workshops como estes... mesmo assim fica sempre de olho às novidades!!!

Macramé Cake Topper: Woolland


Mini Cakes

Com mais de 3 anos, este foi o segundo projecto que fiz em conjunto com o Nuno (realizador/editor/marido). Levamos a noite toda para fazer este video. É incrível o tempo que é preciso para no fim ficarmos com algo de 2min.

Tira e põe a taça do lugar. Repete o mesmo plano. Foca e desfoca. Pelo meio ainda ouvi algumas do género: "Ah, deitaste farinha a mais para fora. Mas não sabes cortar a manteiga a direito. Não tinhas a batedeira no sitio certo!!" e eu só revirava os olhos como quem pensa " são 3h da manhã, quanto tempo demoras a filmar o mesmo plano?!". Somos ambos perfeccionistas, cada um à sua maneira, por isso imagina o tempo que demoramos de volta da mesma coisa. 

A meio nunca gostamos do que estamos a fazer e achamos que mais vale desistir, felizmente somos teimosos e no final, o resultado final dá vontade de ver e ver e voltar a ver! 

Mesmo assim não conseguimos fazer muitos vídeos, ele é chato com os planos e eu sou chata com a loiça que não está no lugar. De vez em quando aparecem uns, porque vá lá nesse dia até estavamos os dois de bom humor!!!! eheheh