"Torradas" de Batata Doce | Sweet Potato Toast

Normalmente só sinto fome quando já passam das 14h. "Esqueço-me" sempre de tomar o pequeno almoço e basta estar ocupada para não me lembrar que preciso de comer. Desta vez, foi daqueles dias que acordei com fome, aliás andei o dia todo com vontade de comer só coisas não saudáveis. Tens dias assim também? 

De manhã cortei um pouco de bolo de chocolate, das sobras do fim-de-semana, por cima despejei uma colher bem cheia de iogurte grego e algumas framboesas. Pensava que estava satisfeita e iria aguentar até ao inicio da tarde. Nem 2h tinham passado e já estava com fome! Como estava de volta de um novo projecto (para já um grande segredo!!!) não me apetecia nada preparar o almoço, mas não podia comer só um pedaço de pão ou uma massa cheia de queijo e montes de calorias!

Sacudi a preguiça e lá fui para a cozinha. Como a dispensa já começa a ficar vazia com a chegada do final do mês agarrei aquilo que nunca falta cá em casa... enlatados!!!! Entre eles os meus preferidos, GRÃO! Adoro e era capaz de comer todos os dias. 

Agora que tinha os ingredientes volta a preguiça. Não me apetece nada em ficar muito tempo na cozinha. Até que  me lembrei de uma receita que tinha visto um dia no Pinterest e que me pareceu bastante interessante. Torrada (toast em inglês) de batata doce, feita em apenas 10min. Incrível não é? Uma refeição nutritiva e saudável em 10 min. Perfeito!!! 

Não estava preparada para  fotografar, nem era a minha intenção de colocar a receita no blog, mas depois da primeira garfada (e sim, é bem visível na foto a falta de um pedaço!) não resisti.

Livre de Glúten e se substituíres o iogurte grego por algum de soja é perfeita para quem tem uma dieta vegan. Adorei e vai passar a ser daquelas receitas para os dias em que nem da cadeira apetece levantar. 

"TORRADAS" DE BATATA DOCE

(serve 2)

  • 1 ou 2 batatas doce médias
  • azeite
  • 1/2 cebola pequena, picada
  • 1/2 courgettte média (100g), em pequenos cubos
  • 1 lata pequena de cogumelos (se forem frescos melhor)
  • 100g de grão cozido
  • sal e pimenta q.b.
  • 1 colher de sopa de iogurte grego ou iogurte de soja (opcional)
  • alecrim fresco q.b.
  • cebolinho e magericão fresco q.b.
  • sumo de 1/4 lima
  1. Lava bem a batata doce e retira as raízes que possa ter. Seca com papel de cozinha. Corta-a em fatias no comprimento, com cerca de 1 cm. (deve dar 4 fatias)
  2. Leva à torreira por 10min ou até conseguires espetar com facilidade com uma faca ou garfo.
  3. Entretanto aquece uma frigideira e rega com um fio de azeite. Coloca a cebola picada e de seguida os cogumelos e a cougette. Tempera com sal e pimenta e o alecrim.
  4. Deixa fritar por 5min em lume médio-alto.
  5. Assim que a courgette ganhar cor, acrescenta o grão e 2 min depois o iogurte. Mexe bem.
  6. Desliga o lume e salpica com as ervas frescas.
  7. Coloca as torradas de batata doce num prato e por cima dispõe a mistura da courgette e grão. Rega com um fio de azeite e salpica com mais um pouco de ervas frescas e sumo de lima. 

Espero que gostes e bom apetite!