Semi-Naked de Chocolate, Caramelo e Pêra CONTINENTE MAGAZINE

Tenho que te ser sincera... não cabo em mim de tanto orgulho! Sinto-me tão feliz por ver um dos meus bolinhos capa de revista! Ahhhh!!!!!!

Recebi o convite da revista Continente Magazine há uns meses e o meu queixo caiu quando ouvi do outro lado "sim, vai ser capa de revista.". Um verdadeiro sonho tornado realidade, que ainda pensei estar a ouvir mal! 

Com o tema do Outono, uma das minhas estações favoritas, não foi muito difícil escolher os sabores ou mesmo a decoração. Mesmo assim no dia em que o decorei as "milhentas" dúvidas, se estaria a preparar um bolo digno de ser capa, pareciam balas a passar pela minha cabeça! Estava uma pilha de tantos nervos. Nem consegui, ou melhor nem me lembrei de tirar fotos antes. Levei-o ao colo durante o caminho todo e parecia uma tábua de tão tensa que estava. O transporte de qualquer bolo é sempre um suplicio para mim e se algo corresse mal desta vez nem sei o que fazia. 

Durante umas semanas esqueci que o tinha feito, já nem me lembrava bem de como era, mas assim que o vi ali, em grande, naquela capa, oh... é um sentimento tão bom de se sentir. Quem diria! Eu nunca diria que iria ter um bolo meu como capa. 

Agradeço de coração a toda a equipa da Continente Magazine, não só pela confiança como por todo o carinho. Obrigada por me terem dado esta oportunidade de ter realizado um sonho! Parabéns por estes 6 anos e por todas as delicias que nos proporcionam...

BOLO SEMI-NAKED DE CHOCOLATE , CARAMELO E PÊRA

Para o bolo de chocolate: 

Para o Bolo:

  • 400g de açúcar 
  • 400g de manteiga
  • 8 ovos
  • 1 c. sobremesa de extracto de baunilha
  • 100g de cacau magro em pó 
  • 400g de farinha
  • 1 c. sobremesa de fermento em pó
  • pitada de sal
  • 250ml de leite
  1. Pré-aquece o forno a 180ºC e unta com manteiga e forra com papel vegetal 2 formas de 16cm. 
  2. Numa taça grande mistura os ingredientes secos, sem esquecer de os peneirar primeiro.
  3. Bate a manteiga com o açúcar por 10min e até ficar uma mistura esbranquiçada. 
  4. Num copo alto, bate os ovos com a baunilha e acrescenta à mistura da manteiga.
  5. Aos poucos e com a batedeira no mínimo acrescenta os ingredientes secos, alternado com o leite até ficar uma mistura homogénea.
  6. Verte para as formas e leva ao forno por 45-50min. Ou até o palito vir sem vestígios do bolo.
  7. Retira do forno e deixa repousar ainda na forma por 5min antes de os transferir para uma base e arrefecer por completo.

Para o caramelo:

  • 100g de açúcar
  • 45g de manteiga
  • 30ml de natas
  1. Numa panela começa por derreter o açúcar em lume médio até ficar com uma cor amber. Não mexas para que o açúcar não cristalize. 
  2. De seguida adiciona a manteiga e mexe bem. Tem cuidado para não te queimares, pois assim que adicionares a manteiga vai borbulhar.
  3. Adiciona por fim as natas e mexe bem. Vai borbulhar novamente.
  4. Se quiseres um caramelo macio deixa ao lume por mais 2min sem parar de mexer. Se gostares dele mais líquido retira de imediato do lume. 
  5. Verte para um frasco hermético e deixa arrefecer por completo antes de o colocares no frio.

Dica: Para fazeres caramelo salgado, acrescenta 1/4 c. sobremesa de sal fino quando o caramelo está ainda morno. 

Para a compota de pêra: 

  • 3 pêras
  • 1/2 vagem de baunilha, apenas as sementes
  • 85g de açúcar
  • 150 ml de água
  • sumo de 1/2 limão pequeno
  1. Descasca e corta as pêras em pequenos pedaços. 
  2. Coloca todos os ingredientes num tacho médio e leva ao lume médio até a pêra ficar macia e até a calda de açúcar e água engrossar. 
  3. Retira cerca de 3 colheres de sopa da compota para um prato e a restante deixa arrefecer por completo. Se não for para usar no momento, transfere para um frasco hermético. 
  4. No frigorifico dura entre 1 a 2 semanas.  

Para o buttercream de pêra e caramelo: 

  • 150g de açúcar 
  • 120g de claras, à temperatura ambiente
  • 240g de manteiga, amolecida 
  • puré de pêra (3 c. sopa de compota de pêra triturada)
  • 1 c. sopa de caramelo
  1. Numa taça grande adiciona o açúcar e as claras, envolve com uma vara de arames. Leva a banho-maria e sem parar de mexer deixa que o açúcar se dissolva por completo. Testa esfregando um pouco da mistura nos dedos. Se sentires que ainda existem grãos de açúcar leva novamente a banho-maria. 
  2. Retira a taça e passa para a batedeira, aumentando a velocidade aos poucos e até atingir a velocidade máxima. Se a taça estiver muito quente cobre apenas a base com um pano húmido ou então com gelo. Tendo sempre cuidado que não entre água para dentro da taça. 
  3. Bate até formar um merengue firme. 
  4. Assim que a taça estiver fria ao toque, diminui a potência da batedeira para a velocidade média e adiciona a manteiga aos poucos. Colher a colher e sem parares este processo. 
  5. Quando adicionares toda a manteiga aumenta a velocidade novamente para o máximo e até se formar um creme macio e esbranquiçado. Se depois de 5 a 10 min a mistura continuar líquida leva a taça ao frio por 30min e volta a bater. Se a mistura talhar continua a bater até ficar homogênea. 
  6. Retira cerca de 1 caneca do buttercream e mistura com o caramelo. O restante mistura com o puré de pêra. 

Extras: Avelãs tostadas no forno e trituradas grosseiramente.

Montagem: 

  1. Retira os topos dos bolos e divide cada um em duas partes iguais, ficando com quatro camadas.
  2. Na camada de baixo barra com um pouco de buttercream de caramelo e sobre este dispõe algumas avelãs tostadas.
  3. Na camada do meio, faz uma ourela de buttercream de pêra no rebordo do bolo e no meio recheia com a compota de pêra.
  4. Na camada de cima, barra novamente com o buttercream de caramelo e mais avelãs.
  5. Coloca a ultima camada de bolo por cima.
  6. Barra uma camada fina de buttercream de pêra a toda a volta e topo do bolo. (vê aqui um pequeno video de como se monta um bolo semi-naked) Leva ao frio por 30min.
  7. Quando estiver firme, verte sobre este e numa das laterais o molho de caramelo. Se estiver um pouco grosso leva ao microndas por 5 segundos. Mexe bem. Não vertas sobre o bolo se estiver quente ou então o buttercream derrete.
  8. Decora com a coroa de caramelo (vê a receita aqui) e fruta a gosto. (figos, pêra ou maçã, amoras, alguns mirtilos e romã)
  9. Polvilha com a avelã tostada por cima.
  10. Antes de servires retira do frio no mínimo uns 30 min antes.

Espero que gostes!