Gelados de Mirtilo | Blueberry Popsicles

blueberrypopsicles_2Com o calor que está lá fora, aquilo que sabe bem é um geladinho que nos refresque. Então quando se trata de um gelado sem açúcar, saudável, delicioso e  só com ingredientes frescos é ainda melhor!

Cá em casa tentamos sempre dar à nossa filha os melhores ingredientes, sempre frescos e que sejam bons para ela. Ela adora fruta, por isso aproveito sempre para lhe dar a conhecer novos frutos. No inicio estranha sempre, mas acaba sempre por os devorar. Foi o que fez quando provou pela primeira vez mirtilos. Primeiro surgiu "aquela" careta e depois comeu uns a seguir aos outros. Gosta tanto de mirtilos que foi difícil mantê-la afastada da mesa onde tirava as fotos. A ela e à minha melhor assistente, a minha cadela Ema. A Sofia tirava um, deixava cair outro e a Ema aproveitava para os apanhar.

Oh, não é nada fácil fotografar gelados, em segundos começam a derreter e com duas pestinhas (lindas ^_^ ) a interromper, as fotos acabaram por não ficar como queria. Mesmo assim e porque o que interessa é o sabor, nós ficamos fãs destes gelados e sei que também vais ficar.

blueberrypopsicles_9

blueberrypopsicles_1

blueberrypopsicles_6

blueberrypopsicles_7

blueberrypopsicles_3

blueberrypopsicles_8

blueberrypopsicles_5

blueberrypopsicles_4

GELADOS DE MIRTILO - Sem açúcar (serve 12)

(receita adaptada de Hungry Girl por vida)

  • 340g de mirtilos Drupus by Wildbessy 
  • 160ml de mel
  • 375ml de iogurte natural (pode ser tipo Grego)
  • 2 limas, sumo e raspa (podes substituir por limão)
  1. Numa panela pequena leva ao lume médio-alto, 80ml de mel e os mirtilos. Deixa ferver. Reduz o lume e deixa fervilhar por cerca de 5min ou até que os mirtilos começarem a libertar o seu sumo e fiquem macios, mas sem se desfazer por completo.
  2. Acrescenta o sumo e raspa de 1 lima. Remove do lume e deixa arrefecer.
  3. Numa taça à parte mistura o iogurte, o restante mel e o sumo e raspa da outra lima.
  4. Prepara os moldes de gelado e verte um pouco da mistura dos mirtilos e de seguida verte a mistura do iogurte. Nesta fase não existe ordem especifica. Coloca a quantidade de mirtilo e de iogurte que preferires, até encheres todos os moldes.
  5. Leva os moldes ao congelador. Passados 30min coloca os pauzinhos de gelado. Deixa congelar por 4horas ou de preferencia durante a noite.

Espero que gostes!

BLUEBERRY POPSICLES - Sugar free (makes 12)

(adapted from Hungry Girl por vida)

  • 340g blueberries Drupus by Wildbessy 
  • 160ml honey
  • 375ml natural yogurt (can be Greek yogurt)
  • 2 limes, juice and zest (or lemon)
  1. In a saucepan combine 80ml honey with the blueberries. Heat over high and bring to a boil. Turn down to a simmer and cook 5min, or until the berries release their juices and become soft. 
  2. Stir in the zest and juice of one of the limes. Remove from the heat and set aside to cool.
  3. In a bowl whisk the yogurt, the remain honey and the zest and juice of the other lime. But do not all burst and become mushy
  4. Pour some of the blueberry mixture in the popsicles molds, following by the yogurt mix. At this stage there is no specific order. Pour the amount of blueberries and yogurt that you like, until filled all the molds.
  5. Freeze the popsicles. After 30min insert the sticks. Freeze for 4h or overnight.

Enjoy!